Pílula Anticoncepcional e Trombose

Pílula anticoncepcional pode causar trombose?
A pílula contraceptiva é um dos métodos mais utilizados pelas mulheres para evitar a gravidez. Embora apresentem vários benefícios, os anticoncepcionais hormonais também possuem riscos que devem ser levados em consideração.
Um dos assuntos mais debatidos é sua relação com a trombose venosa. Hoje esclareceremos algumas questões importantes sobre o tema. Confira!

O que é a Trombose Venosa?
De acordo com a SBACV (Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular), a trombose venosa é caracterizada pela formação de coágulos no interior das veias, sendo os membros inferiores atingidos mais frequentemente. Isso pode causar sintomas como inchaço e dores nas pernas.
Eventualmente, estes coágulos podem se desprender da parede venosa e seguir o caminho do sangue até o pulmão, causando assim a embolia pulmonar, que pode trazer complicações muito graves.
A possibilidade do desenvolvimento da trombose devido ao uso do anticoncepcional é considerada baixa, porém existe. Acredita-se, atualmente, que outros fatores causadores de trombose, quando associado ao seu uso, potencialize a formação dos coágulos.

Quem deve evitar tomar a pílula anticoncepcional?
Pacientes que já tenham outros fatores de risco relacionados à trombose, tais como tabagismo, histórico familiar de trombose, presença de imobilização dos membros inferiores ou mulheres que realizam longas viagens aéreas com muita frequência, que devem evitar utilizar o anticoncepcional hormonal.
Mulheres que já apresentaram trombose venosa ou tromboembolismo pulmonar uma ou mais vezes, obrigatoriamente, não estão autorizadas a usar os contraceptivos hormonais.

Há algum exame que comprove que a causa da trombose foi a pílula?
Na verdade, não. Geralmente, especialistas apontam a pílula como causa da trombose por meio da exclusão dos demais fatores de risco. É importante ressaltar que quanto mais fatores de risco combinados a paciente tiver, maiores são as chances de desenvolver a doença.

A importância do ginecologista
As pílulas devem ser vendidas somente sob prescrição médica, então antes de começar a tomar anticoncepcionais, trocar a marca ou mudar o método contraceptivo, é fundamental consultar-se com um ginecologista.
O especialista investigará o histórico familiar da paciente e solicitará uma série de exames antes de prescrever o anticoncepcional mais adequado. Caso exista alto risco de trombose, o paciente será encaminhado para a avaliação do cirurgião vascular.

Referências Anticoncepcional: só com prescrição médica http://portal.anvisa.gov.br/noticias/-/asset_publisher/FXrpx9qY7FbU/content/anticoncepcional-so-com-prescricao-medica/219201 SBACV alerta para situações que podem causar trombose https://www.sbacv.org.br/imprensa/releases/sbacv-alerta-para-situacoes-que-podem-causar-trombose